Os grupos em situação de vulnerabilidade são mais suscetíveis a sofrer discriminação ou desvantagem devido a vários fatores, como suas circunstâncias sociais, econômicas, geográficas ou físicas.
Trataremos hoje sobre as diversas vertentes acerca desse tema, apresentando cada um dos grupos vulneráveis. Sendo eles os indígenas, idosos, criança, refugiados, LGBTQIA+, Negros, Mulheres e Moradores de rua.
Os povos indígenas possuem uma luta constante contra a invasão de suas terras e o preconceito ligado aos seus costumes, sendo ainda enxergados como povos primitivos.
Idosos sofrem constantemente com o abandono e negligência de seus cuidados por parte de seus familiares e Crianças, por sua vez possuem um elevado grau de dependência de seus protetores e uma invisibilidade jurídica.
Já os refugiados, Negros e LGBTQIA+ sofrem com a dificuldade de acesso aos seus direitos, se tornando grupos negligenciados e marginalizados a sociedade, sofrendo com o preconceito cultural, de sua sexualidade, o racismo e a discriminação. Assim como os moradores de rua que enfrentam com o preconceito e maus tratos da própria população, em vista da sua situação.
As mulheres enfrentam diariamente com a configuração machista da sociedade atual, acarretando em constantes casos de violência de gênero.
Hoje o Cidadania Ativa trouxe alguns desses grupos, que posteriormente serão abordados mais profundamente. Caso queira ter acesso a arte completa, nos siga no @projetocidadaniaativa
Comentários