Com o objetivo de aprofundar na temática de estudo do projeto, foi realizado um painel para debate no âmbito da cidade universitária em Macaé, no dia 05 de junho de 2019, com a apresentação da coordenadora do Projeto, o tema “A cidadania no Estado Brasileiro”. A atividade foi aberta à todos os alunos do curso de Direito e outros interessados, tendo sido realizado convite nas redes sociais do projeto (Facebook e Instagram – @projetocidadaniaativa)

O artigo 205 da Constituição Federal de 1988 prevê: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. A partir dessa ótica, o projeto Cidadania Ativa realizou uma mesa redonda na Universidade Federal Fluminense com o objetivo de debater questões sobre educação, cidadania e democracia.

A formação do cidadão não deve se basear na imposição de ideologia, religião, partido político, etc. Ademais, a educação para a democracia não é realizada apenas por instrução cívica. É necessário que haja três elementos: a formação intelectual, a educação moral e a educação do comportamento. Desse modo, haverá o desenvolvimento de conhecimentos básicos da vida social e formação ética. Também será possível obter como resultado; a redução de desigualdades, injustiças e segregação no cenário brasileiro.

Skip to content